Importância da cibersegurança nas empresas é uma frase que, para alguns, parece sofisticada e distante, mas na realidade está mais próxima e é mais quotidiana do que parece.
A proteção de dados inclui a proteção de informações em computadores, servidores, telemóveis e sistemas eletrónicos. Também, nesta proteção da informação, utiliza protocolos, métodos e normas para prevenir ou mitigar os riscos. Em resumo, pode prevenir riscos nas infraestruturas, dados, informação processada, hardware e redes.
Neste post, falamos sobre o que é a cibersegurança, sua importância e benefícios, bem como as consequências dos ataques cibernéticos quando ocorre uma falha na cibersegurança.
A importância da cibersegurança nas empresas
A importância da cibersegurança nas empresas reside na protecção dos nossos dados e dispositivos. Assim, se fizermos regularmente cópias de segurança da informação, evitaremos problemas em caso de falha ou ataque.
Da mesma forma, o avanço das tecnologias da informação e da inteligência artificial abre novas aplicações no teletrabalho e na utilização de vários acessórios em casa. Por esta razão, a importância da cibersegurança nas empresas estende-se agora à cibersegurança no lar.
O roubo de palavras-passe em transações financeiras baseadas em computador é um perigo para os utilizadores, uma vez que a segurança dos dados de terceiros é da sua responsabilidade e pode ser objeto de processos judiciais.
Os cibercriminho podem bloquear os nossos computadores. Sendo assim, para evitar os bloqueios, temos que tomar as medidas preventivas necessárias para corrigir as nossas vulnerabilidades. De facto, se bloquearem a informação, podemos ficar expostos a pedidos de resgate para aceder a esses dados.
O que é a cibersegurança?
A cibersegurança está relacionada com a aplicação das tecnologias da informação e da telemática. Por conseguinte, trata da protecção dos dados através de procedimentos e ferramentas que melhoram a infraestrutura de segurança de uma empresa.
A proteção de dados inclui a proteção de informação em computadores, servidores, telemóveis e sistemas eletrónicos. Igualmente, a proteção utiliza protocolos, métodos e normas para prevenir ou mitigar os riscos para as infraestruturas, dados, informação processada, hardware e redes.
À medida que as ameaças aos dispositivos e os ataques ao armazenamento de dados aumentam, os utilizadores devem ativar a cibersegurança e as suas aplicações. Nesse sentido, para ativar a cibersegurança, os administradores de sistemas devem dotar-se de ferramentas que garantam uma maior cibersegurança.
O avanço da tecnologia conduz a uma melhor cibersegurança nas empresas
O avanço da tecnologia conduz a uma melhor cibersegurança, com os avanços na aplicação da Internet das Coisas (IoT), da Inteligência Artificial (IA) e da plataforma 5G, entre outros desenvolvimentos, permitem melhorar as ferramentas e a cibersegurança. Mas, por outro lado, a contrapartida é que este progresso também facilita a ação dos cibercriminho.
Os avanços tecnológicos conduzem a melhorias na cibersegurança, mas sabemos que há também um aumento dos ataques. Do lado positivo, as empresas são obrigadas a dar prioridade à proteção e a fazer esforços para investir na cibersegurança.
Consequências de ataques cibernéticos em empresas
As empresas precisam ter uma infraestrutura de segurança que lhes proporcione a defesa necessária contra os cibercriminosos. Nesse sentido, devem providenciar defesas, para evitar as consequências dos ataques cibernéticos nas empresas, que incluem danos nos dados e instabilidade operacional, que podem até levar ao fechamento da empresa. Consequentemente, em casos extremos de perda de dados, é sempre recomendável recorrerà perícia de empresas de recuperação de dados. Além disso, outras consequências dos ciberataques são as seguintes:
– Perda de bases de dados e de informação processada:
– Custos causados pelos ciberataques: incluem os custos de recuperação de dados e os pedidos de indemnização por perda de dados de terceiros. Nestes casos, podem ocorrer pedidos de resgate e sanções por violações da proteção de dados,
– Perda de produção: A instabilidade dos cenários durante o ataque pode mesmo levar ao encerramento da empresa,
– Perda de reputação e fiabilidade da empresa: a perda de dados pode levar a consequências legais.
Benefícios em dar importância à segurança cibernética nas empresas
Os avanços da tecnologia permitem melhorar a cibersegurança. O post da OnRetrieval “o gestor de cibersegurança e necessário em cada empresa“, refere a necessidade de cada empresa ter um gestor de cibersegurança.
– Produtividade: cria uma estrutura de segurança de dados, permite ordenar, classificar e ativar planos de contingência em caso de ataques de malware. Assim, é possível ter rotinas de recuperação de dados e planos de continuidade em momentos difíceis,
– Boa reputação: quando a empresa se mantém livre de ataques e perda de dados com medidas de cibersegurança, mantém uma boa reputação. Desta forma, ganha a confiança dos clientes,
– Competitividade, conformidade regulamentar, tranquilidade e rentabilidade: o cumprimento de normas, certificações, regulamentos gerais de protecção de dados, cria confiança e tranquilidade nos clientes. Com um bom investimento em cibersegurança, obtém-se uma maior rentabilidade porque os ataques são evitados e mitigados.

Importância do conselho de cibersegurança nas empresas
As tecnologias da informação produzem novas ferramentas e estratégias que nos permitem definir conselhos básicos de cibersegurança. A melhor dica básica de cibersegurança para manter a sua empresa a salvo de ataques cibernéticos é abraçar a importância da cibersegurança.
Neste sentido, o melhor dos conselhos básicos de cibersegurança para manter a sua empresa a salvo do fracasso é abraçar a importância da cibersegurança.
É também investir progressivamente na infraestrutura de segurança. Para tal, é necessário manter-se atualizado relativamente ao avanço da tecnologia, ao seu alcance e ao conhecimento de novas ferramentas. Além disso, o CEO deve transmitir tudo isso aos seus gestores e funcionários.
É bom recordar que o empresário não está sozinho nesta luta contra o cibercrime. Uma vez que, nesta luta, está apoiado por excelentes empresas de cibersegurança e de recuperação de dados na Europa. Desta forma, com esse apoio de empresas europeias, pode enfrentar qualquer perda de dados devido a vulnerabilidades de cibersegurança.
Consultoria em recuperação de dados
As empresas de consultoria em recuperação de dados destacam-se precisamente por aconselharem as PME e as grandes empresas sobre a maturidade progressiva dos seus sistemas de cibersegurança. Isto é sempre feito conforme as necessidades e os orçamentos disponíveis para o cliente.