Recuperar dados de CDs não é uma novidade. As suas origens remontam à década de 1970, quando se tornou o primeiro sistema de armazenamento digital comercial. O CD significa Compact Disc Read-Only Memory, um disco compacto de alta capacidade que armazena informações a serem processadas por um sistema informático.
Todos nós os utilizamos desde o seu aparecimento e, embora estejam intimamente ligados à indústria musical, são utilizados para armazenar todo o tipo de ficheiros. Será que um bug permite aceder a eles?
A empresa de recuperação de dados OnRetrieval, é especialista na recuperar dados de CD. Estamos aqui para o ajudar e oferecemos uma garantia total: a recuperação dos seus dados perdidos é possível se confiar em nós!
A história do CD
O disco compacto foi criado em 1979 pelo holandês Kees Schouhamer Immink da Philips e pelo japonês Toshitada Doi da Sony. A história do CD indica que o sistema ótico foi desenvolvido pela Philips, enquanto a leitura e a codificação digital foram efectuadas pela Sony.
Os primeiros títulos gravados em discos compactos na Europa foram a Sinfonia Alpina de Richard Strauss e as valsas de Frédéric Chopin. Aliás, estes títulos gravados foram interpretados pelo pianista chileno Claudio Arrau, e o álbum The Visitors dos ABBA em 1982.
A verdade é que hoje em dia não podemos viver sem entretenimento multimédia, mas a possibilidade de apreciar música e filmes a nível pessoal é um luxo que tem apenas 100 anos. De todos os suportes multimédia que existiram, o disco compacto foi o mais importante.
O motivo? Enquanto um disco de vinil é utilizado para armazenar música e uma cassete VHS para armazenar vídeo, o CD é utilizado para armazenar áudio, vídeo, fotografias e dados. Neste sentido, se perdemos dados e se estes são importantes, temos de estar preparados para recuperar dados de CD.
O que é um CD
Os CDs e também os DVDs estiveram, durante algum tempo, em todo o lado. Quer seja para armazenar música, dados ou software de computador. Podem ser considerados como o suporte padrão para a distribuição de grandes quantidades de informação. Assim, a possibilidade de criarmos os nossos próprios CDs, com a quantidade de informação que quisermos, tornou a sua utilização muito popular até há algum tempo.
O que é um CD compacto? É um disco ótico com 12 cm de diâmetro e 1,2 mm de espessura (que pode variar entre 1,1 e 1,5 mm) para armazenar informação digital: até 650 MB de dados informáticos (o que equivale aproximadamente a 300.000 páginas escritas) ou 74 minutos de dados áudio. Tem um orifício circular de 15 mm de diâmetro que permite a sua correcta centragem no leitor de CD.
É possível recuperar dados de um CD?
Se gravou muitos dados (fotografias, documentos de texto, PDFs, música, etc.) em CDs e DVDs, algumas dessas informações têm provavelmente um grande valor profissional ou sentimental para si. Mas podem não estar completamente seguras. É possível que alguns destes suportes apresentem erros ou sejam ilegíveis, mas não se preocupe.
Relativamente à pergunta, é possível recuperar dados de um CD, um disco CD-RW (RE-WRITABLE) é um disco regravável que pode ser gravado e regravado várias vezes. O processo de escrita de dados para este suporte é a sobreposição de mudança de fase, que também é utilizada no DVD+/-RW.
É claro que podemos recuperar dados de CDs regraváveis, uma vez que um CD não é mais do que uma pista em espiral, desde o centro do CD até ao seu exterior, com uma extensão superior a 30 quilómetros.
Como recuperar dados de um CD?
Para saber como recuperar dados de cd, vamos falar um pouco sobre isso.
E nessa faixa, os dados têm de estar completamente “alinhados”. Mesmo os chamados discos “virgens” já têm esta pista pré-formatada na fábrica, para evitar ter de recuperar dados de um CD. As cabeças dos leitores e gravadores limitam-se a seguir esta pista (ou a tentar segui-la) e a ler ou escrever dados.
Quanto menos defeitos tiver esta pista, menos calibração tem a cabeça do leitor ou gravador e menos hipóteses tem de recuperar dados de um CD danificado. Passa perfeitamente, ou quase perfeitamente, pelo seu “canal” ou “escapa-se” para caber numa pista sinuosa.
A própria eletrónica da unidade encarrega-se de corrigir o percurso da cabeça quando esta encontra uma pista desalinhada. Quanto pior for o CD, mais correcções têm de ser feitas, pelo que a leitura ou gravação de um CD de má qualidade representa um esforço mecânico para a unidade de leitura/gravação que pode ser muito significativo.
Além disso, um outro erro comum é o sobreaquecimento do gravador, que pode ser causado precisamente pelo que precede: uma sobrecarga mecânica devida a CDs de baixa qualidade ou a CDs com problemas de leitura. Se ocorrer uma falha ou perda de dados, mesmo neste caso, há uma solução. Oferecemos-lhe uma garantia total.
Recuperamos dados de todos os tipos de CDs e DVDs
Como especialistas em recuperação de dados de discos rígidos ou outros tipos de dispositivos, na OnRetrieval também trabalhamos na recuperação de dados de todos os tipos de CDs e DVDs.
Em nossa empresa, recuperamos dados de todos os tipos de CDs e DVDs perdidos por qualquer motivo, sejam CDs regraváveis, CDs danificados ou CDs ilegíveis. Quando os dados armazenados em dispositivos ou mídia magnética são perdidos, existem muitas possibilidades de recuperá-los, desde que o tratamento seja profissional e adequado. E é isso que nós da OnRetrieval oferecemos a você.
Você está procurando uma empresa para recuperar dados de um CD? Não hesite em ponerte en contacto con nosotros. Envie-nos uma mensagem e um de nossos consultores certificados e especializados entrará em contato o mais breve possível. Recuperamos os seus dados da forma mais rápida e fácil, e a um preço totalmente competitivo. Obrigado por confiar em nós!
Além disso, o funcionamento de um DVD é muito semelhante, por isso nos especializamos na recuperação de arquivos apagados de um DVD, bem como na recuperação de dados de um DVD riscado.