Dicas para evitar a perda de dados

Home > Discos Duros > Dicas para evitar a perda de dados
Dicas para evitar a perda de dados.
Comparte:

O avanço da tecnologia da informação torna possível proteger melhor os dados. Por sua vez, os cibercriminosos também aproveitam essa tecnologia para cometer seus delitos. No entanto, ainda é válido seguir algumas dicas para evitar a perda de dados. Além disso, respeite as defesas mais básicas, como manter o bom senso ativo. Dicas para evitar a perda de dados

 

Nos casos de processamento de informações básicas confidenciais, é sempre bom consultar um Laboratório de Recuperação de Dados. Desta forma, tomaremos todas e cada uma das medidas de segurança cibernética. Estes devem reforçar a infra-estrutura de segurança do sistema da empresa ou organização.

 

Dicas para evitar a perda de dados

Existem inúmeras medidas para manter nossos dados seguros. Muitos são muito simples e diretos. Outras são mais técnicas, mas em todas deve prevalecer o bom senso como regra.

 

Aqui estão algumas dicas para evitar a perda de dados em discos rígidos:

 

Altere as senhas regularmente.

É imprescindível a utilização de senhas fortes, seguras e exclusivas, sem repetição, utilizando diversos alfanuméricos. Deve-se lembrar que os cibercriminosos associam nossos dados roubados a programas que analisam nossas senhas.

 

Além disso, é aconselhável combater a tecnologia de programas criminosos cibernéticos usando um forte gerador de senhas aleatórias. Isso permitirá que o usuário altere as senhas regularmente.

 

Tenha cuidado ao usar redes Wi-Fi gratuitas e duvidosas

Os hackers podem se esconder nessas redes e interceptar dados entre dois destinos. Tenha cuidado ao usar redes Wi-Fi gratuitas e duvidosas, principalmente ao usar redes públicas.

 

Além disso, deve-se ter cuidado especial com redes fraudulentas que fingem ser legítimas, pois podem conter worms que se espalham livremente. Em redes com muitos usuários, a interseção é maior. Portanto, é recomendável sempre desligar o roteador.

 

Fazer backup e criptografar dados

Em caso de ataques de malware com perda de dados, a recuperação de dados torna-se muito difícil e ainda mais se for um ataque de ransomware com resgate pelos seus dados. Para evitar essa fraude, é melhor fazer backup e criptografar seus dados antes que ocorra qualquer ataque.

 

Como fazer backup

Para evitar qualquer falha ou ataque, é necessário saber fazer cópias de segurança dos dados. Estes podem ser armazenados em dispositivos externos ou na nuvem e ainda melhor se usarmos criptografia.

 

Existem organizações como o Internet Security Office (OSI), que fornecem conselhos e recomendações sobre como fazer cópias de segurança. Nesse sentido, o OSI recomenda como fazer cópias de segurança, da seguinte forma:

 

Faça cópias manuais via USB ou DVD em outras mídias.

Faça cópias automáticas em:

Windows: “Backup e Restauração”.

Mac: “Máquina do Tempo”.

Android: Configurações> Fazer backup e redefinir.

iOS: serviço iCloud e também iTunes.

Use espaços de armazenamento como: DropBox, Box, Google Driveo, One Drive.

Use formatos como: DVD ou Blue-ray.

Em caso de complicação, empresas de recuperação de dados de disco rígido, especializadas em backups, podem ajudar com seus conselhos. Eles selecionam as informações relevantes para armazenar, o sistema mais adequado e seguem as recomendações de boa segurança cibernética.

 

Como criptografar dados

Se a criptografia de dados já foi aplicada anteriormente, estes só estarão disponíveis para o usuário com sua senha, código ou PIN. Pelo contrário, o não autorizado verá apenas informações ilegíveis.

 

Existem programas que nos ajudam a saber como criptografar dados, seja no pacote do fabricante ou baixando-o da Internet. Você pode optar por criptografar um disco rígido inteiro ou apenas uma pasta.

Dicas para evitar a perda de dados. binary-g0cb4b5166_640. Imagen de Gerd Altmann en Pixabay.

Outras recomendações para cuidar dos dados

O bom senso pode nos alertar para situações de risco de perda de dados. Para não cair nessas situações de risco, é bom manter os seguintes cuidados:

 

Instale e mantenha o antivírus atualizado. Todos os dias ativam novos vírus e conhecê-los e detectá-los a tempo evita a entrada de malware.

Atualize os sistemas operacionais e ative os patches. Isso corrige os erros do fabricante. É bom remover aplicativos não utilizados e não baixar software de sites duvidosos.

Manter o equipamento em um ambiente favorável. Evite a perda de dados devido a campos magnéticos próximos, desligamento irregular ou conexão permanente à rede elétrica.

Não faça links para sites desconhecidos que prometem maravilhas. Descubra primeiro nos links oficiais. Não aceite convites questionáveis ​​em redes e evite pen drives questionáveis.

 

Conselhos para proteger e prevenir a perda de dados As empresas privadas desempenham um papel importante na assessoria para evitar a perda de dados nas empresas, especialmente as PMEs. A realização de feiras, workshops e congressos de informática no campo mais avançado da tecnologia é fundamental e auxilia os usuários. Neste blog é comum ver relatos de conselhos e recomendações aos usuários. Como evitar a perda de dados devido a variantes de phishing é uma delas. Aqui estão as recomendações para os usuários evitarem cair na armadilha dos cibercriminosos. Como empresa de recuperação de dados, recomendamos acima de tudo o bom senso. Em seguida, no caso de dados comprometidos, recorra a mãos de especialistas e, por fim, invista em segurança cibernética.

Dicas para evitar a perda de dados

Deja un comentario

Necessitas ajuda?