Recuperar dados de um HD formatado, é uma forma eficaz de apagar dados e preparar o disco para uma nova utilização. No entanto, o grau de eliminação de dados e a possibilidade de recuperação dependem do tipo de formatação efetuada. Se a formatação apagou descuidadamente um ficheiro importante, temos de recorrer a técnicas de recuperação de dados de HD formatado.
Como recuperar dados do HD formatado
Neste post, vamos analisar as formas e métodos para recuperar dados de um disco rígido formatado. Inicialmente, citamos um caso emblemático recente, que demonstra a necessidade de evitar descuidos com a formatação. Em seguida, analisamos os métodos para garantir a recuperação dos dados.
Caso emblemático recente com perda de dados em HD formatado
Em 15 de março de 2023, a Tech Solutios Inc, uma empresa líder em consultoria de ‘software’ e tecnologia, sofreu uma perda catastrófica. Com efeito, perdeu dados críticos de clientes, projetos, contratos e documentos. De facto, os dados não puderam ser recuperados do disco rígido formatado. A este respeito, o evento de perda de dados ocorreu devido à formatação acidental por eliminação completa do servidor principal em vez de um disco de cópia de segurança.
Como resultado, todos os dados são substituídos e elimina-se a possibilidade de recuperação. Consequentemente, a empresa não dispunha de uma cópia de segurança atualizada. Como resultado, as perdas financeiras diretas foram de 5 milhões de dólares, danos na reputação e interrupções operacionais. Em resumo, a eliminação final dos dados deveu-se a vários fatores:
– Foi utilizado o apagamento total, que remove os dados originais, mas não o apagamento rápido,
– Não estavam disponíveis cópias de segurança atualizadas,
– Falta de uma estratégia avançada de recuperação de dados e de cibersegurança,
– A sob regravação de dados fez com que cada bit fosse sob regravado várias vezes,
– Sem um plano de resposta rápida a catástrofes, perdeu-se tempo valioso.
Ao prevenir estes fatores, a empresa poderia ter evitado a perda de dados.
Métodos para garantir a recuperação de ficheiros após a formatação
Se, apesar de ter tomado todas as medidas para evitar a perda de dados devido à formatação, ainda tem dúvidas quanto aos resultados, então deve ter em atenção algumas considerações sobre os métodos de recuperação de dados. Aqui estão algumas considerações sobre como recuperar ficheiros após a formatação:
Apagar dados: A formatação de um disco rígido apaga todos os dados nele armazenados. Ao mesmo tempo, dependendo do tipo de formatação, os dados podem simplesmente ser marcados como apagados e os espaços de armazenamento são considerados disponíveis para utilização futura.
Reorganização do sistema de ficheiros: Durante a formatação, o sistema de ficheiros do disco pode ser alterado (por exemplo, de NTFS para FAT32 no Windows ou de HFS+ para APFS no macOS). Isto afeta como os dados são estruturados e armazenados no disco.
Diferenças entre o apagamento rápido e o apagamento total na formatação
A principal diferença entre o apagamento rápido e o apagamento total é determinada pelos dados efetivamente apagados e pela possibilidade de recuperação de dados.
Apagamento rápido: Este tipo de formatação remove as referências aos ficheiros no sistema de ficheiros, mas não apaga fisicamente os dados do disco. De facto, os dados podem ser recuperados utilizando ‘software’ de recuperação de dados até serem substituídos por novos dados.
Apagamento total: Este tipo de formatação substitui todos os dados no disco por zeros ou por um padrão específico. Assim, no final, isto torna a recuperação de dados muito mais difícil.
Sector de arranque: A formatação pode também afetar o sector de arranque do disco. Além disso, este sector de arranque contém as informações necessárias para arrancar o sistema operativo. De facto, conhecendo a área afetada, a formatação pode criar um sector de arranque adequado ao novo sistema de ficheiros e sistema operativo.
Como recuperar dados de um HD formatado
Após uma formatação rápida, é possível recuperar a maioria dos dados com ferramentas de recuperação de dados, uma vez que os dados não são imediatamente substituídos.
Após uma formatação completa, a recuperação de dados é muito mais difícil. Além disso, em muitos casos, uma formatação completa requer a utilização de técnicas avançadas e dispendiosas.
A formatação de um disco também pode ajudar a identificar e reparar sectores danificados no disco. Nesse sentido, a formatação de um disco pode ajudar a marcar os sectores danificados, de modo a alertá-lo para não utilizar o armazenamento de dados nessas áreas problemáticas.
Métodos mais comuns para recuperar dados de um HD formatado
Existem vários métodos para recuperar dados de um HD formatado. Estes métodos dependem do sistema operativo utilizado. Num post da empresa de recuperação de dados OnRetrieval, sobre “formatação e exclusão segura”, são feitas algumas considerações sobre a exclusão de dados por meio da formatação. Aqui vamos ver as que se ajustam ao sistema operativo Windows:
Recuperar dados com cópias de segurança
Nos sistemas Windows, as cópias de segurança estão automaticamente disponíveis para restaurar os dados. Para restaurar, vá a: “Histórico de ficheiros”, clique em “Restaurar ficheiros pessoais” e, em seguida, selecione e “Restaurar”.
Numa publicação do INCIBE intitulada “Como restaurar uma cópia de segurança no Windows e no macOS”, são dadas instruções sobre como restaurar dados de cópias de segurança após a formatação.
Num post da empresa OnRetrieval intitulado “Cópias de segurança e a sua importância”, são apresentados métodos e dicas para a realização de cópias de segurança.
Restaurar dados com a recuperação do Windows
Se trabalharmos com o sistema Windows, podemos aplicar a seguinte rotina para restaurar ficheiros. Aceda a “Utilitários do Windows” no “Painel de controlo” e clique em “Cópia de segurança e restauro”. Em seguida, clique em “Restaurar os meus ficheiros”, selecione o ficheiro e aplique “Seguinte” e “Restaurar”.
Recuperar dados com conselhos e ferramentas
Outra forma de recuperar dados de um HD formatado é aplicar uma das muitas ferramentas de ‘software’ disponíveis na ‘INTERNET’. No entanto, se os dados forem valiosos, é preferível, por segurança, procurar aconselhamento junto de um “Laboratório de Recuperação de Dados de Disco Rígido”.
As empresas de recuperação de dados, como a OnRetrieval, têm mais de 20 anos de experiência e as ferramentas mais inovadoras para restaurar ficheiros e dados digitais. Nesse sentido, a sua experiência garante o sucesso do restauro.
Recuperar dados de um HD formatado. DALL·E 2024 07 21 13.47.11 A technician recovering files and data from a computer, working at a desk with various tools and devices, in a room with a predominantly light blue codata from a computer, working at a desk with various tools and devices, in a room with a predominantly light blue co
Conselhos sobre como recuperar ficheiros após a formatação
Existem muitos avanços tecnológicos e ferramentas para recuperar dados críticos. No entanto, o melhor é seguir as recomendações de uma empresa de recuperação de dados. Neste sentido, a OnRetrieval, uma empresa especializada em cibersegurança, informática forense e recuperação de dados, sugere as seguintes diretrizes:
Implementar políticas de ‘backup’ rigorosas:
– Efetuar cópias de segurança regulares. Desta forma, estarão disponíveis após um ataque.
– Verifique as suas cópias de segurança. Também, deve verificar se estão atualizadas.
Formação e procedimentos do pessoal:
– Formar todo o pessoal em matéria de tratamento de dados. Além disso, utilizar o bom senso.
– Aplicar procedimentos normalizados com listas de controlo. Além disso, mantê-las atualizadas.
Utilizar ferramentas de prevenção conforme a cibersegurança:
– Proteção contra a formatação acidental com confirmações e autenticações,
– Implementar sistemas de alerta para notificar os administradores,
Auditorias e simulacros:
– Efetuar auditorias regulares às políticas e à recuperação de dados,
– Realizar regularmente exercícios de recuperação de dados,
Se estas ações forem seguidas, os eventos de falha de perda de dados devido à formatação serão evitados. Nesse sentido, em caso de dúvidas, o melhor é contactar uma empresa de consultoria em recuperação de dados. Em princípio, isto reduzirá o número de falhas numa grande percentagem e aumentará a segurança da empresa.