Recuperação de dados do Disco Duro

Home > Recuperação de dados > Recuperação de dados do Disco Duro

Um dispositivo de armazenamento ou disco rígido é um meio magnético utilizado para armazenar dados informáticos permanente ou temporariamente. Na OnRetrieval oferecemos-lhe o nosso serviço de recuperação de dados do disco rígido, através do qual terá a oportunidade de recuperar qualquer tipo de informação que possa ter perdido.

Um dispositivo de armazenamento ou disco rígido é um meio magnético utilizado para armazenar dados informáticos permanente ou temporariamente. Na OnRetrieval oferecemos-lhe o nosso serviço de recuperação de dados do disco rígido, através do qual terá a oportunidade de recuperar qualquer tipo de informação que possa ter perdido.

Recuperação de dados de um disco duro: Quando é necessário? 

Partindo da base de que o disco rígido é o elemento de armazenamento mais comum desde a época dos 286, não é surpresa que muitos clientes se dirijam a nós para recuperar dados de um disco rígido. E com o advento da chegada de discos externos, também nos ocupamos da recuperação de dados de discos rígidos externos.

Não há muito tempo, os utilizadores de computadores estavam extasiados com as suas novas unidades de 1GB, que ofereciam níveis inimagináveis de armazenamento e custavam o olho da cara. Hoje em dia, no entanto, é possível obter essa mesma quantidade de espaço num cartão de telemóvel.

Além disso, os dispositivos de armazenamento incluem unidades que podem atingir terabytes de até (mil biliões de bytes ou mil gigabytes.), e contar com uma empresa que possa recuperar os dados de um disco rígido é fundamental.

Há um aspecto dos discos rígidos que é provável que se mantenha o mesmo, que ao contrário de outros componentes do computador que obedecem a comandos de software, o disco rígido faz ruídos quando arranca. Estes ruídos lembram que é um dos poucos componentes do computador que é simultaneamente de natureza mecânica e electrónica.

Os discos rígidos são compostos por várias placas, ou seja, vários discos de material magnético montados num eixo central sobre o qual se movem. Para ler e escrever dados nestes pratos, são utilizadas cabeças de leitura/escrita que mediante de um processo electromagnético codificam/decodificam a informação a ser lida ou escrita.

A cabeça de leitura/escrita num disco rígido está muito próxima da superfície, por isso flutua sobre uma camada de ar extremamente fina (10 milionésimos de polegada), sobre a almofada de ar formada pelo seu próprio movimento. Devido a isto, estão hermeticamente selados, porque qualquer partícula de pó pode danificá-los e comprometer a segurança dos dados, tendo que proceder à recuperação de dados do disco rígido danificado.

Principais avarias que podem resultar na recuperação de dados de um disco rígido danificado

As avarias mais comuns que forçam a recuperação de dados de um disco rígido fisicamente danificado são as seguintes:

  • Cabeças:
    Avaria na peça que realiza a leitura e a escrita dos dados. Na avaria das cabeças pode também estar envolvido o(s) braço(s) e a bobina.
  • Motor: 
    É um motor que move a estructura que contem as cabeças de leitura entre o centro e o borde exterior dos discos. O motor consiste em bobinas, rolamentos e eixos. O desgaste de uma destas peças motoras causaria a falha nesta parte do disco rígido.
  • Electrónica:
    Problemas nos circuitos electrónicos, placas e controladores do suporte que suportam a alimentação de energia que alimenta o dispositivo.
  • Descompensação térmica:
    Afecta qualquer componente do dispositivo, alterando o seu estado físico devido a uma flutuação muito importante da temperatura interna do disco rígido ou dispositivo.
  • Headcrash:
    As cabeças não tocam no disco quando este está a rodar a toda a velocidade; em vez disso, flutuam sobre uma camada de ar extremamente fina (10 milionésimos de polegada). Isto reduz o desgaste na superfície do disco durante o funcionamento normal; qualquer partícula de pó ou impurezas no ar podem danificar levemente as cabeças ou os suportes. Headcrash, significa que as cabeças aterram na superfície do disco rígido riscando as placas magnéticas e tornando virtualmente impossível a leitura dos dados

Somos especialistas em recuperar dados de discos rígidos

Na OnRetrieval desejamos ajudá-lo a desfrutar de todos os seus ficheiros perdidos, e é por isso que nos especializamos na recuperação de dados de discos rígidos, adaptando-nos às diferentes circunstâncias que possam ter causado a sua perda.

Estamos capacitados para recuperar dados de um disco rígido formatado, por isso, se não guardou nenhum tipo de ficheiro antes de formatar o seu disco rígido, não hesite em contactar-nos. Além disso, também recuperamos dados eliminados de um disco rígido, inclusive recuperamos dados de um disco rígido encriptado.

Todos os discos são diagnosticados utilizando ferramentas profissionais de recuperação de dados e câmaras limpas ISO 7 ou cabines de fluxo laminar, ISO 5 (classe 100) e ISO 4 (classe 10), o que nos permite garantir os melhores resultados quando se trata de recuperar dados de um disco rígido.

Open chat
Necessitas ajuda?