Ransomware rouba dados das Energias de Portugal.

Home > Actualidad > Ransomware rouba dados das Energias de Portugal.
Ransomware rouba dados das Energias dePortugal.
Comparte:

Ransomware rouba dados das Energias de Portugal.

De acordo com malwareHunterTeam, um ransomware rouba dados das Energias de Portugal (EDP).  De acordo com a conta no Twitter, a empresa portuguesa está a ser extorquida. O ataque tem consequências que ainda não foram valorizadas. Mas é suposto ter causado perdas significativas de dados, mais danos de imagem para a empresa.  EDP, é a principal em Portugal e uma das maiores do mundo.

Os ataques de ameaças geralmente usados software:

A fonte citada afirma que os ataques de ameaças geralmente usados software.  Diz: “Ragnar Locker, um agente patogénico bastante difundido para o Windows, foi usado para o ataque.” Acrescenta que “foca-se em atacar soluções de software comumente utilizadas por prestadores de serviços geridos”. Esta ameaça é conhecida desde o final de 2019. Sabe-se ainda que, após a instalação, “procede ao roubo dos dados do sistema afetado”. Para tal, manifesta-se “replicando-os num servidor operado pelo intruso”.

Após a perda de dados vem o resgate:

Depois de replicar todos os bens da vítima, após a perda de dados vem o resgate.  Os cibercriminosos exigem um pagamento para não divulgar dados  perdidos.  Os atacantes aproveitam-se do facto de a empresa não estar interessada em publicidade tão negativa. De acordo com informações publicadas, o PRE está sob a reivindicação de um resgate de 1.580 bitcoim. Este montante está próximo dos 10 milhões de euros, ao preço atual.

Perda de dados sensíveis por 10 terabytes:

De acordo com informações dos próprios agressores, a vítima está envolvida numa perda de dados sensíveis por 10 terabytes.  Os criminosos virtuais são tão atrevidos que mostram as imagens da vítima do roubo de dados perdidos para recuperar. O ataque inclui ações para causar perda de base de dados,   incluindo a do gestor de passwords KeePass. Esta perda pode abranger credenciais para o acesso dos colaboradores à sua infraestrutura de segurança e serviços de terceiros.

Ransomware rouba dados das Energias dePortugal.
Ransomware rouba dados das Energ11 computer-1446108_1280ias dePortugal.

recuperação de dados de falhas de ransomware:

Estes casos de roubo de dados são comuns. Torna-se agora mais do que nunca, ter planos de recuperação de dados de falhas de ransomware.  O caso narrado do PRE, “não é o primeiro caso de extorsão em que Ragnar Locker foi usado.” Há casos conhecidos de 200.000 a 600.000 dólares, e agora este de 10 milhões de euros.

Em Espanha e Portugal, a empresa líder na recuperação de dados de falhas de ransomware, é a empresa OnRetrieval.   Esta empresa é também especialista em InformáticaForense, e conta com uma equipa de especialistas em informática para o   efeito. OnRetrieval, é também especialista em cibersegurança.    Nesta disciplina, engloba a segurança das redes, empregos e dados. Também segurança de servidor e nuvem. Além disso, assessora nos serviços de sensibilização e auditoria dos utilizadores.

Baseado em parte na fonte David Salces Guillem em VerySecurity.

 

Deja un comentario

Recent Comments

    Archives

    Open chat
    Necessitas ajuda?