Dicas sobre palavras-passe para não perder dados.

Home > Actualidad > Dicas sobre palavras-passe para não perder dados.
Dicas para evitar a perda de dados por ransomware. Dicas sobre palavras-passe para não perder dados.
Comparte:

Dicas sobre palavras-passe para não perder dados.

Os criminosos virtuais usam métodos sofisticados para descobrir senhas e filtrar os nossos sistemas. Aqui damos Dicas sobre palavras-passe para não perder dados. Muitas vezes, sem querer, nós mesmos, ajudamo-los com senhas fáceis de descobrir. O problema é que o utilizador costuma ter muitos sites onde exige senhas. Por conveniência, há uma tendência para assumir uma chave fácil de lembrar e usar em várias contas para conveniência de acessos.

Não há nada mais traumático em querer entrar rapidamente no Instagram ou noutro endereço, e pedir a senha, que não se lembra. Aí começam os erros devido à tendência de usar sempre chaves simples. Também usando a mesma chave, escrevendo-a no nosso dispositivo, partilhando-as ou alterando-as com uma rotina fácil de descobrir. Se perdermos as nossas palavras-passe, podemos perder dados.

Como falhamos na seleção de senhas, podemos:

Conhecendo os erros e como falhamos na seleção de senhas, podemos deduzir quais as dicas sobre senhas para não perder dados.  Primeiro não vamos aos fracassos mais frequentes:

Usar a mesma senha:

Geralmente criamos senhas simples e fáceis de lembrar. Quando acedemos a outra aplicação ou serviço e pedimos a senha, tendemos a usar a mesma senha.  Apesar de nos serem pedidos certos requisitos para a palavra-passe, tentamos ajustá-la para usar sempre o mesmo e até o mesmo para todas as contas. Os criminosos virtuais podem aproveitar-se disto, usando as suas chaves acima. Ao combinar as suas chaves anteriores, podem aceder às suas novas chaves e fazer com que perca dados. A solução para esta ameaça, é um dos coelhos para que as palavras-passe não percam dados,que consiste em alterar periodicamente a sua palavra-passe.

desenhar e adotar senhas simples.:

Os utilizadores tendem a usar, desenhar e adotar senhas simples.  Tão simples como o seu nome, algumas datas-chave, ou alguns dados meramente pessoais. Quanto mais simples forem as palavras-passe e quanto mais relacionadas estiverem com a vida em particular do utilizador, mais fácil será descobrir e ameaçar, e usá-las contra elas. Uma dica para as palavras-passe para não perder dados é usar palavras combinadas numa   frase, ou usar a autenticação de dois fatores.

Não copie palavras-passe em papel ou dispositivos físicos:

Recomenda-se sempre que não copie palavras-passe em papel ou dispositivos físicos.  Cópias de papel, na casa ou no escritório, podem estar sujeitas aos curiosos. Por outro lado, cópias em slides podem ser roubadas por ataques cibercriminosos. Em ambos os casos, estranhos podem introduzir os seus dados e gerar perda de dados.   Uma dica para estes casos seria, em vez de copiar as palavras-passe, copiar anotações que permitem ligar no final, com as senhas.

dar senhas a outras pessoas:

Metade das pessoas tendem a dar senhas a outras pessoas.  É comum dar senhas para e-mails, redes sociais e até contas bancárias.

Obviamente, as senhas de parentes e conhecidos estão seguras. No entanto, à medida que se deslocam para outros locais, surge a possibilidade de negligência e aumenta a possibilidade de ataques.

O conselho nestes casos não é dar as palavras-passe a outras pessoas,e em caso de qualquer operação queseja necessária, o melhor é fazê-lo por si mesmo.

Fazer alterações de senha periodicamente:

Uma forma de diminuir a frequência de ataques de perda de senha ou roubo é fazer alterações de senha periodicamente. No entanto, essas mudanças devem ser perceptíveis. Não é um sopro – a mudança de uma letra, uma data ou um símbolo. Deve incluir mudanças importantes que não podem ser relacionadas com a anterior. Uma boa dica, poderia ser alterar a palavra-passe para uma frase completa, inconsistente para todos, não para o utilizador.

 

Coelhos em senhas para não perder dados. login-1203603_640. Imagem de Thomas Breher no Pixabay.

Dicas sobre palavras-passe para não perder dados. padlock-166882_640. Imagen de PDPics en Pixabay.

Recuperação de dados devido à perda de senha:

Especialistas em recuperação de dados devido à perda de senha,têm experiência suficiente para dar dicas sobre senhas para não perder dados.   Estes incluem o uso de senhas fortes, usando o duplo fator de autenticação, usando VPNs, limitando o acesso e fazendo backups regulares. No link Recomendações de teletrabalho e perda de dados,são dadas dicas para evitar falhas devido a ciberataques.

Em Espanha, Portugal e França, existem inúmeras empresas de recuperação de dados, e serviços de cibersegurança, que podem dar conselhos sobre senhas. No entanto, é OnRetrieval, o líder de todos eles. Esta empresa de serviços alcançou esse objetivo, uma vez que não se limita apenas à recuperação de dados,como também realiza diagnósticos iniciais às PME de forma a detetar falhas e vulnerabilidades dos sistemas. Com esta informação, recomenda ações para proteger os sistemas e ficar à frente dos cais. Com o seu conhecimento, aconselha as empresas sobre o uso e seleção adequados de senhas, para evitar ataques subsequentes. Baseado em parte na fonte de Amer Owaida sobre a segurança da welive.

Baseado em parte na fonte de Amer Owaida sobre a segurança da welive.

Deja un comentario

Necessitas ajuda?