Definição e tipos de Malware que existem hoje

Home > Recuperación de Datos > Definição e tipos de Malware que existem hoje
Comparte:

Home OnRetrieval > Blog OnRetrieval > Definição e tipos de malware que existem hoje

Definição e tipos de malware que existem hoje

O atual avanço na utilização de novos dispositivos e diferentes formas de troca eletrônica de dados, no campo da tecnologia da informação (TI), traz um importante benefício aos usuários. No entanto, surge um cenário com um número maior de dispositivos e novos conhecimentos favoráveis ​​para que os cibercriminosos aproveitem e introduzam seu Malware .

Definição e tipos de Malware que existem hoje

Os cibercriminosos usam estes malicioso software ( mal icious software ), para que o usuário inadvertidamente carrega-lo, com a consequência da infecção do seu dispositivo. Nesta postagem , revisaremos a definição e os tipos de malware existentes atualmente, a fim de alertar o usuário e prepará-lo para combatê-lo a tempo.

Definição de Malware

Malware é um software malicioso projetado para que o usuário o baixe inadvertidamente e infeste o dispositivo. Em seguida, o cibercriminoso aproveita a localização do Malware dentro do dispositivo para dar ordens e realizar ações criminosas e destrutivas. Uma vez dentro do sistema, eles podem ser rolados manualmente ou automaticamente. Conhecendo a definição de Malware, conhecemos os tipos de Malware mais frequentes atualmente.

Os tipos de Malware mais comuns de hoje

Quando esse Malware se espalha automaticamente em computadores e redes, costuma-se chamá-los de “ vírus de computador ” e, quando eles criam uma entrada secreta pela qual os cibercriminosos podem acessar o computador, são chamados de “ vírus de backdoor ”. Mas a seguir, dependendo da forma como eles agem e como se propagam, revisaremos os diferentes tipos de Malware de uma forma mais específica .

Ransomware

É um dos Malwares mais frequentes, destrutivos e perigosos. Como funciona o ransomware? Bem, eles agem infectando dispositivos, bloqueando arquivos e dados e negando o acesso do usuário. Em seguida, por meio de mensagem, comunicam que os dados estão bloqueados e para acessar a vítima deverá pagar um resgate. Se a vítima não pagar, ela ameaça publicar as informações roubadas ou destruir os dados. As autoridades recomendam nunca pagar o resgate para não incentivar seu uso, e há penalidades para isso. Esses ataques comprometem o proprietário pela perda de dados a terceiros, e sempre há a possibilidade de ser processado por negligência na segurança dos dados. Ransomware e recuperação de dados do disco rígido Eles estão sempre ligados, por isso devemos cuidar de nossos estoques.

VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM:   Backup de segurança e perda de dados.

Spyware

Este Malware, após penetrar nos dispositivos, é responsável por espionar o proprietário para transmitir as informações roubadas ao cibercriminoso. Eles espionam a pessoa por meio de sua atividade na Internet. Eles são especializados em roubar informações confidenciais, senhas, informações de cartões financeiros, a fim de esvaziar contas bancárias.

Worms

Semelhante aos worms biológicos na forma como se reproduzem, esse Malware se prolifera em dispositivos e se reproduz rapidamente, ativando-se em diferentes servidores. Eles podem ajudar a instalar outro Malware ou permanecer ativos sem grandes consequências.

Adware

adware é um Malware com fins lucrativos, embora não seja perigoso. Eles se dedicam a roubar informações da vítima e comunicá-las ao hacker. Essas informações são então usadas para fins comerciais para incomodá-lo, fornecendo publicidade e anúncios personalizados desnecessários.

Trojans

Esse Malware tem a peculiaridade de infectar dispositivos com a intenção de ocultar e ativar outro Malware para fins criminosos. Ele consegue infectar o dispositivo por meio de engano, passando-se por software original ao se fazer passar por ele. Depois de instalados, eles podem ocultar e ativar outro Malware , embora raramente possam se espalhar. Ataques de Trajano são frequentes. Cuidado com o novo Trojan de assalto a banco.

Redes de robôs

Um botnet é um código informático que infecta os computadores com “bots”. Como resultado dos bots, os cibercriminosos podem ordenar que o software criminoso roube dados, cause perda de dados e processe informações falsas.

Definição e tipos de malware que existem hoje.
Definição e tipos de Malware que existem hoje. hacker-g0bff2956c_640. Imagem de Gerd Altmann da Pixabay.

Conselhos para evitar perda de dados devido a Malware

Com o avanço das tecnologias da informação, todos os dias são activados novos dispositivos, sistemas operativos, software e hardware em geral. Da mesma forma, a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) também ajudam com novas ferramentas. Neste sentido, com este mundo em mudança, os cibercriminosos estão a aproveitar a oportunidade para introduzir o seu Malware.

VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM: Os   tipos mais comuns de crimes cibernéticos na web

Empresas de cibersegurança, como a OnRetrieval na Espanha, estão constantemente divulgando dicas para evitar Malware, para que os usuários não caiam nas mãos do invasor. Nesse sentido, recomendam manter o sistema operacional e o software atualizados, operando seu sistema com duas contas diferentes, e utilizando senhas fortes e não repetindo-as em outras atividades. Eles também recomendam antecipar ataques com backups e planos de desastre. O que eles devem sempre ter em mente é operar com bom senso, e ficar atento a links enganosos, pois o próprio usuário, inadvertidamente, pode ajudar na instalação.

Clique para avaliar esta entrada!
(Votos: 0 Média: 0 )

Postagens relacionadas:

Ataques de phishing para roubar dados.
Tipos mais comuns de crimes cibernéticos na Internet
Como o Malware ataca e dicas para evitá-lo

Deja un comentario

Necessitas ajuda?