¿Como o Malware ataca e dicas para evitá-lo?

Home > Recuperación de Datos > ¿Como o Malware ataca e dicas para evitá-lo?
Comparte:

aaDa  Home OnRetrieval > Blog OnRetrieval > Como o malware ataca e dicas para evitá-lo?

Definição e tipos de malware que existem hoje

Saber ¿Como o Malware ataca e dicas para evitá-lo?, ajuda a agir e a combater o atacante. Por isso, aqui ficam algumas dicas para obtermos mais informações e podermos proteger os nossos dados de um ataque de malware.

¿Como o Malware ataca e dicas para evitá-lo?

Neste post, veremos ¿Como o Malware ataca e dicas para evitá-lo?. Por outro lado o ataque pode ser feito através de um simples link. Também pode ser através de um e-mail ou de um link para o site de um cibercriminoso.

Também o podem fazer através de uma unidade USB. Por outro lado, é também muito comum os hackers utilizarem truques e enganarem os utilizadores para que partilhem ficheiros ou descarreguem software gratuitamente. Outra forma de penetração é através de backdoors ou rootkits, que são inicialmente criados por administradores.

Dicas para evitar perda de dados devido a malware

As bases de dados e a informação são um dos principais alvos dos cibercriminosos. nesse sentido, o roubo desta informação é frequente através da introdução de malware nos computadores e sistemas informáticos. Com base na experiência de empresas que trabalham na recuperação de dados, resumimos algumas dicas para evitar perda de dados devido a malware.

  1. Atualize o software e os sistemas operacionais.

O mundo dos computadores está a mudar e todos os dias há um novo dispositivo, software ou hardware. Por isso, atualize o software e os sistemas operacionais mais rapidamente possível.

Além disso, os programas são corrigidos e têm de ser instaladas novas versões, bem como o firmware do router e da placa de rede. Se não actualizar o seu software e sistemas operativos, corre o risco de cair nas mãos de cibercriminosos que procuram estas vulnerabilidades.

  1. Atualize o antivírus.

Os vírus podem mudar e os cibercriminosos introduzem novas versões. Dessa forma, atualize o antivírus e antimalware mais recente é a melhor decisão. Inclua também a instalação de firmware e outras ferramentas de segurança.

  1. Evite links duvidosos e baixe apenas fontes confiáveis.

Evite possíveis ligações maliciosas ou cadeias de ligações, pois é assim que o phishing funciona, na sua tarefa de roubar dados, palavras-passe e informações confidenciais. Deve-se ter cuidado ao baixar o software apenas de fontes oficiais e estar atento a erros e alterações de URL.

  1. Cuide da segurança nas redes sociais e nos e-mails.

As redes sociais constituem um grande volume de conexões e, por isso, os cibercriminosos se aproveitam disso. Tenha cuidado com bots ou contatos que fingem ser legítimos, mas esconda malware e sistemas de ataque de especialistas. Também devemos cuidar do e-mail que pode ocultar malware ou ativar phishing.

  1. Use o senso comum.

Não existem regras automáticas de defesa contra esses ataques de malware, por isso a recomendação mais importante é sempre usar o bom senso e sempre recusar ações duvidosas e não confiáveis ​​na Internet. Neste sentido, e em caso de dúvida, é preferível estabelecer contacto por outros meios antes de activar uma ligação duvidosa. Assim, se usarmos o bom senso, reduziremos a possibilidade de sermos atacados por ransomware. e perdermos os dados do nosso disco rígido.  Publicámos anteriormente uma publicação sobre as acções a tomar para proteger os nossos dados de um ataque de ransomware, que pode ser consultada em ransomware e recuperação de dados. Discos rígidos

Como o malware ataca e dicas para evitá-lo?
Como o malware ataca e dicas para evitá-lo? matrix-g73195d832_640. Imagem de Gerd Altmann da Pixabay.

Conselhos para evitar perda de dados devido a malware

A concepção dos ataques de malware por parte dos cibercriminosos está sempre a melhorar à medida que novas ferramentas chegam ao mercado. Por isso, o utilizador médio, as PME e as empresas em geral têm dificuldade em acompanhar estes desenvolvimentos. Por isso, o melhor é manter uma equipa de cibersegurança ou consultar uma empresa de cibersegurança.

Na Europa, existem algumas boas empresas de recuperação de dados e de cibersegurança. Entre elas estão algumas empresas líderes, como a OnRetrieval. Assim, empresas como a OnRetrieval têm uma longa história de aconselhamento aos utilizadores sobre como evitar as consequências da infecção por malware.Além disso, organizam regularmente feiras e fóruns para dar a conhecer as ferramentas mais recentes e os cuidados a ter no mundo das TI.

Em casos extremos de ataques de malware, o melhor é comunicar a ocorrência do crime às autoridades do Centro Nacional de Cibersegurança [CNCS]. É também aconselhável procurar aconselhamento junto de uma empresa de cibersegurança, a fim de tomar as medidas necessárias para evitar mais danos.

Clique para avaliar esta entrada!
(Votos: 0 Média: 0 )

Postagens relacionadas:

Definição e tipos de malware que existem hoje
Tipos mais comuns de crimes cibernéticos na Internet
Ataques de phishing para roubar dados.

Deja un comentario

Necessitas ajuda?