Como formatar um disco rígido SSD

Home > Recuperación de Datos > Como formatar um disco rígido SSD
Como formatar um disco rígido SSD. Leonardo Kino XL Create an image of a computer lab with a pred 3
Comparte:

Como formatar uma unidade de estado sólido SSD. No entanto, por conveniência, por vezes utilizaremos a expressão como formatar um disco rígido SSD. Sendo assim, daremos importância quando quisermos garantir a eliminação de todos os dados do disco rígido SSD.

A formatação também é importante quando queremos eliminar problemas com dados fragmentados. Da mesma forma, quando trabalhamos em ficheiros temporários e queremos melhorar o desempenho. Além disso, a formatação também é importante quando se pretende garantir uma instalação limpa de um novo sistema operativo.

Índice:

  • 1 Como formatar um disco rígido SSD
  • 2 recomendações antes de formatar um disco rígido SSD

o 2.1 Faça uma cópia de segurança dos seus dados antes de formatar um disco rígido SSD:

o 2.2 Verifique a documentação do fabricante do seu SSD:

o 2.3 Desative as ligações a outros discos rígidos e a todos os programas e processos:

o 2.4 Atualize o firmware antes de aplicar como formatar um disco rígido SSD

o 2.5 Ative uma verificação antivírus:

o 2.6 Active a ordem TRIM:

o 2.7 Certifique-se de que todos os dados foram eliminados:

o 2.8 Certifique-se de que seleciona Formatação rápida em vez de Formatação completa:

  • 3 métodos para formatar um disco rígido SSD

o 3.1 Formatação através do Windows Explorer

o 3.2 Formatação através do Gestor de disco do Windows

o 3.3 Utilitários de Terceiros

  • 4 Conselhos para formatar a sua unidade de estado sólido SSD

o 4.1 Aplicações para formatar disco rígido SSD

Como formatar um disco rígido SSD

Neste post, para além de saber a importância da formatação, irá aprender a formatar a sua unidade de estado sólido SSD. No final, poderá realizar você mesmo a tarefa de apagar os seus dados quando quiser vender ou deitar fora o seu SSD, quando quiser procurar melhor desempenho ou quiser mudar de sistema operativo.

Veremos como formatar um disco rígido SSD (Solid State Drive), passo a passo. Nesse sentido, aprenderá a formatar o seu SSD. Em síntese, devemos ter em conta a segurança e os cuidados a ter para evitar perdas indesejadas de dados antes da formatação.

Completará a sua aprendizagem com métodos de formatação utilizando utilitários do Windows ou aplicações de software de terceiros. No final deste post, terá uma visão completa de como formatar um disco rígido SSD. Aliás, no final da leitura da formatação, ao utilizar aplicações externas, terá conhecimento para decidir quando o caso é extremamente complicado. Assim, quando o caso é extremamente complicado, é aconselhável ter a certeza das tarefas, o melhor é procurar ajuda de especialistas.

Recomendações antes de formatar um disco rígido SSD

Antes de entrar no processo de formatação de um disco rígido SSD, deve ter em conta as recomendações necessárias para o formatar em segurança. Em primeiro lugar, lembre-se que a formatação irá apagar todos os seus dados da unidade de estado sólido SSD ou, como é chamado por conveniência, dos dados do disco rígido SSD.

Certifique-se de fazer uma cópia de segurança dos seus ficheiros com antecedência. Se tiver dúvidas, é melhor consultar uma empresa de recuperação de dados. Por outro lado, mencionamos algumas recomendações a seguir antes de iniciar a formatação:

  1. Faça uma cópia de segurança dos seus dados antes de formatar u:

Lembre-se de fazer cópias de segurança dos seus dados antes de os formatar. Da mesma forma, guarde-os noutra unidade de armazenamento, na nuvem ou em algum armazenamento externo.. Assim, evitamos a perda de dados valiosos de que possamos necessitar mais tarde. Na Internet, existem muitos tutoriais que dizem “Guarde facilmente uma cópia de todo o seu disco rígido ou SSD no Windows”. Como formatar um disco rígido SSD começa primeiro por fazer um backup.

2.º Reveja a documentação do fabricante do seu SSD:

Alguns fabricantes podem fornecer aplicações para facilitar a formatação. Por conseguinte, é aconselhável rever a documentação do fabricante do SSD antes de seguir os passos para formatar um disco rígido SSD.

3.º Desative as ligações a outros discos rígidos e a todos os programas e processos:

Ao desativar as ligações com outros discos rígidos, podemos evitar erros ao formatar outro disco rígido indesejado. Da mesma forma, podemos evitar o acesso de aplicações que possam introduzir ruído no processo de formatação. Da mesma forma, também é uma boa ideia desativar as ligações de todos os programas e processos para evitar erros imprevistos.

4.º Atualize o firmware antes de aplicar como formatar um disco

Se houver atualizações, atualize o firmware antes de formatar. Certamente, desta forma, podemos melhorar a comunicação com o hardware e o desempenho do disco rígido SSD.

5.º Ative uma verificação antivírus:

Na verdade, este processo ajudará a detetar e remover qualquer malware nos seus ficheiros. Por isso, não se esqueça de ativar uma verificação antivírus.

6.º Ative o comando TRIM:

O TRIM permite a comunicação entre o sistema operativo e o controlador de armazenamento SSD. Como resultado, a ativação do comando TRIM evita o aparecimento de dados falsos no processo de alteração da célula. Além disso, evita a eliminação de dados, blocos não utilizados e blocos eliminados.

  1. Certifique-se de que todos os dados foram eliminados:

É importante garantir que todos os dados foram apagados e não podem ser recuperados, principalmente quando o SSD muda de proprietário e pretende eliminar a informação.

  1. Certifique-se de que seleciona Formatação Rápida em vez de Formatação Completa:

O formato SSD é diferente do formato HDD completo. Sendo assim, evita que o computador execute um ciclo completo desnecessário.

Como formatar um disco rígido SSD. Leonardo Kino XL Create an image of a computer lab with a pred 1
Como formatar um disco rígido SSD. Leonardo Kino XL Create an image of a computer lab with a pred 1

Métodos para formatar um disco rígido SSD

Existem vários métodos para formatar um disco rígido SSD. Em síntese, o tipo de método dependerá do sistema operativo existente. Aliás, o método aplicável ao disco HDD é diferente do disco SSD.

Em caso de dúvida, quando se trata de informações valiosas que podem ser perdidas, é aconselhável procurar aconselhamento. Por isso, nestes casos, é aconselhável consultar uma empresa de recuperação de dados de discos rígidos.Assim sendo, apresentamos aqui três métodos para formatar um disco rígido SSD:

Formate-o utilizando o Windows Explorer para formatar um disco rígido SSD

Neste método de formatação, utilizando o Windows Explorer, devemos seguir os seguintes passos. Portanto, para avançar no método, devemos atender aos
próximos passos:

  • O browser abre e abre “este computador”,
  • Clique com o botão direito do rato em “SSD” e selecione “Formatar”.
  • Na janela pop-up escolhemos e podemos alterar o sistema de ficheiros. Além disso, o rótulo e o nome da unidade. Da mesma forma, a formatação rápida é recomendada para NTFS no Windows. No entanto, para instalar no Mac OS, devemos utilizar outro método, pois o NTFS não é compatível.
  • Clique em “Iniciar”.

Formate-o utilizando o Gestor de disco do Windows

Utilizando este método de “Criar e formatar partições do disco rígido”, seguimos os seguintes passos:

  • No menu Iniciar, digite “Formatar” na lupa.
  • “Criar e formatar partições do disco rígido” é aberto.
  • Encontre e clique com o botão direito do rato na borda do “SSD” selecionado e escolha “Formatar”.
  • Quando pretende instalar o sistema operativo

Utilitários de terceiros

Existem vários softwares ou utilitários de terceiros disponíveis no mercado. Na verdade, a maioria deles é boa. No entanto, é preferível utilizar os utilitários mais populares, como o Windows. Assim, para utilizar um deles, é necessário descarregar e instalar o software selecionado. Em seguida, abra e seleccione a unidade SSD pretendida e siga as instruções do programa.

TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM: Dicas para recuperar dados de discos rígidos:

Além disso, pode formatar uma unidade SSD a partir de um sistema operativo externo. Na verdade, a partir de um sistema operativo Windows ou Linux instalado num USB.

Dicas para formatar a sua unidade de estado sólido SSD

Em casos de complicações no processo de formatação da sua unidade de estado sólido SSD, é melhor consultar especialistas em recuperação de dados. Da mesma forma, estas empresas são também especialistas em informática forense, cibersegurança e ciberinteligência. Desta forma, a união das três disciplinas auxilia na resolução de problemas.

Uma empresa de recuperação de dados de disco rígido Certamente recomendará que faça cópias de segurança de todos os seus ficheiros e dados importantes. Sendo assim, a formatação irá apagar todos os dados do SSD, pelo que será necessário ter uma cópia noutro disco rígido, na cloud ou num suporte de armazenamento externo.

Os especialistas recomendam a verificação dos requisitos do fabricante, a atualização do firmware do SSD e a atualização do sistema operativo. Também o aconselharão sobre a formatação com ferramentas do sistema operativo.

Aplicações para formatar disco rígido SSD

Em caso de formatação, recomendam a utilização de “Disk Management” ou “DiskPart” no Windows; “Utilitário de Disco” no macOS”, disponível em “Utilitários” e “Aplicações” e; outras ferramentas disponíveis como o “GParted”, quando se trata de Linux.

A empresa OnRetrieval, especialista em recuperação de dados, tem vários tutoriais sobre como formatar discos rígidos. Entre eles podemos referir “Como formatar um disco rígido externo no Mac?” e como formatar um PC e os riscos associados.

Alguns fabricantes de SSD têm disponível a opção “Secure Erase”, ou apagamento seguro, que ajuda ao apagar completamente os dados de um SSD. Nestes casos, é garantido que os dados eliminados não serão recuperáveis.

Necessita de informações sobre os nossos serviços de Recuperação de Dados, Perícia Informática ou Cibersegurança?

Deja un comentario

Necessitas ajuda?