Tipos de sistemas RAID

Home > Discos Duros > Tipos de sistemas RAID
Tipos de Sistemas RAID. Imagen creada con la ayuda de Dalle.
Comparte:

Os tipos de sistemas RAID têm muitas variantes. Na verdade, muitas vezes vemos esse título em tutoriais de computador. Em outras palavras, esse sistema traz tantos benefícios quando se trata de armazenar dados com segurança, que se espalhou na maioria das empresas. Portanto, aqui veremos os diferentes tipos de ataque. No entanto, estamos inicialmente interessados em lembrar o que é um sistema RAID.

Índice:

  • 1 tipo de sistema Raid
  • 2 O que é um sistema raid
  • 3 configurações e tipos de sistemas Raid
  • 4 Tipos de sistemas RAID ou também designados por divisão

4.1 RAID 1 ou também chamado espelhamento

4.2 RAID 5 ou também chamada partição com paridade

4.3 Tipo RAID 10

  • 5 Conselhos sobre a seleção de tipos de sistemas raid

Tipos de sistemas Raid

Neste post falaremos sobre esse tipo de unidade de armazenamento raid. Da mesma forma, veremos como funciona e como é maravilhoso ter esses sistemas que armazenam e preservam os nossos dados. Primeiro, vamos lembrar o que é um sistema de raid.

O que é um sistema raid

Um sistema raid é uma matriz de discos independentes redundantes. Nesse sentido, podemos dizer que o sistema se comporta como uma única unidade, com um grande volume que protege os dados de falhas individuais no disco. Em suma, isso gera benefícios em redundância e maior velocidade de leitura.

Os sistemas RAID melhoraram as velocidades de transferência, graças à incorporação de SSDs, que superam os discos rígidos HDD. Nesse sentido, a proteção contra ataques frequentes a discos rígidos requer medidas de armazenamento distribuídas em diferentes locais..  Para isso, lembremos que no sistema RAID, os dados ocupam espaços em vários discos rígidos e, portanto, com essa distribuição, evitam ou reduzem a perda de dados.

Em outras palavras, o sistema RAID grava dados em vários discos ao mesmo tempo.Na verdade, ao distribuir o armazenamento entre diferentes discos, os dados terão maior segurança e integridade. Dessa forma, embora o sistema tenha vários discos rígidos, o sistema sempre funciona como um único disco lógico, facilitando a operação. Consequentemente, isso permite melhorias na redundância e maior velocidade de operação.

As combinações de distribuição de dados em discos são altamente variáveis ​​e o acesso paralelo entra em ação para duplicar a velocidade. Por este motivo, é necessário que um especialista de uma empresa de recuperação de dados selecione o tipo de sistema raid mais adequado.

Configurações e tipos de sistema Raid

Dependendo da necessidade de redundância ou de um aumento da velocidade de leitura, existem inúmeras configurações e tipos de sistemas Raid. Aqui iremos detalhar os tipos de sistemas de raid mais utilizados, que correspondem aos tipos de raid 0, 1, 5 e 10. No entanto, para simplificar, não iremos mencionar outros raids simples como o 2, 3, 4 e 6 e, outros. 10, como 01, 30, 50, 60 e 100.

TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM: O que é um dispositivo NAS e o que permite

Devido à grande variedade de casos em que estes sistemas são concebidos para grandes organizações, recomendamos a consulta de uma empresa para recuperar dados de discos raid. Estas empresas têm a capacidade de selecionar sistemas que armazenem os dados mais eficientes, mais seguros e mais rápidos.

A seguir veremos a configuração dos tipos de raid:

Tipos de sistemas RAID ou também designados por divisão

RAID 0

Os sistemas RAID 0 usam recursos de leitura e gravação em dois ou mais discos rígidos. Dessa forma, eles trabalham juntos para maximizar o desempenho do armazenamento. Consequentemente, os dados no volume RAID 0 aproveitam a organização em blocos espalhados pelos diferentes discos. No final, leituras e gravações podem ser feitas em paralelo.

Esta “divisão” técnica é a mais rápida de todos os níveis de RAID. Principalmente para ler e gravar ficheiros grandes. As tarefas do mundo real onde o RAID 0 pode ser benéfico incluem o carregamento de ficheiros de grande dimensão em “software” de edição de imagens. Traz também benefícios no armazenamento de grandes ficheiros de filme em “software” de edição de vídeo. Também facilitam a criação de imagens de CD ou DVD com um pacote de criação de CD/DVD.

RAID 1 ou também chamado espelhamento

Os sistemas RAID 1 contêm dois discos rígidos nos quais os dados são duplicados entre os dois em tempo real. Todos os dados são duplicados. Além disso, o sistema operativo considera o espaço utilizável da matriz RAID 1 como o tamanho máximo de um disco rígido na matriz. Por exemplo, dois discos rígidos de 120 GB numa matriz RAID 1 aparecerão como um único disco rígido de 120 GB no sistema operativo.

RAID 5 ou também chamado partição com paridade

Um sistema RAID 5 de três ou mais discos rígidos com dados divididos em blocos geríveis chamados stripes. Os principais benefícios do RAID 5 dizem respeito à capacidade de armazenamento e à proteção de dados.

TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO: Como desativar o RAID no sistema operativo Windows

A paridade é um método matemático em computação para descobrir a possibilidade de perda de dados numa transmissão para uma unidade. Portanto, os dados e a paridade têm influência entre todos os discos rígidos. Assim temos que, uma vez estabelecida a paridade na ponta fonte, inicia-se a transmissão dos dados e na outra ponta o recetor, através da contagem dos bits, pode saber se todos os dados chegaram sem perdas. Consequentemente, a paridade possui uma abordagem para avaliar os estrangulamentos associados ao sucesso ou insucesso da transferência de dados entre discos rígidos no sistema RAID.

Tipo RAID 10

Um sistema do tipo RAID 10 utiliza quatro discos rígidos para criar uma combinação de níveis RAID 0 e 1, formando um conjunto RAID 0 a partir de dois conjuntos RAID 1.

Uma vez que todos os dados na matriz RAID 0 são espelhados, a capacidade de uma matriz RAID 10 é do tamanho da matriz RAID 0. Por exemplo, quatro discos rígidos de 120 GB numa matriz RAID 10 aparecem como um único disco rígido de 240 GB para o sistema operativo.

Tipos de sistemas RAID. DALL·E 2025 02 06 17.12.51 A futuristic data recovery laboratory.
Tipos de sistemas RAID. DALL·E 2025 02 06 17.12.51 A futurística data recovery laboratory. Tipos de sistemas RAID. Os tipos de sistemas RAID são definidos e são dadas recomendações para escolher o mais adequado conforme as necessidades do utilizador.

Conselhos sobre a seleção de tipos de sistemas raid

Consultar qual o sistema RAID mais adequado é uma boa decisão na hora de projetar o armazenamento de dados.Na verdade, as combinações de tipos de sistemas raid são tão amplas que requer uma seleção que melhor se adapte às necessidades do utilizador. Em suma, uma boa seleção de sistema raid permite obter benefícios de armazenamento de dados. Além disso, uma boa seleção pode também trazer benefícios na segurança dos dados. Da mesma forma, muitos sistemas RAID redundantes permitem manter os seus dados seguros apesar da ocorrência de falha ou perda de um disco individual.

Da mesma forma, como a informação abrange os diferentes discos do sistema RAID em paralelo, pode operar em vários discos ao mesmo tempo. Consequentemente, conseguem reduzir o tempo de transferência e melhorar a velocidade do sistema.

Na Europa existem empresas especializadas em selecionar tipos de sistemas raid e em como recuperar dados em casos de falhas ou ataques de malware. Por exemplo, uma dessas empresas pública o artigo “O que é um sistema de ataque ao disco rígido e os seus tipos?”. Em resumo, este post fornece dicas e conselhos sobre como selecionar os tipos de sistema RAID.

Deja un comentario

Necessitas ajuda?