Recuperar dados disco rígido danificado. A recuperação de dados de um disco rígido molhado é um caso que ocorre com frequência. Aliás, há algumas semanas recebemos um disco rígido totalmente moído e cheio de barro. Por conseguinte, o disco rígido ficou completamente partido devido a uma inundação na oficina do cliente. Além disso, o interior do disco estava cheio de água.
Quando um dispositivo eletrónico fica húmido, a composição química dos componentes da solda degrada-se e ocorre oxidação. Desta forma traz consigo: contactos falsos, falta de conectividade, sulfatos por componentes defeituosos, falhas nas massas do aparelho, circuitos abertos… etc.
Nestes casos, o fator tempo desempenha um papel fundamental no processo de recuperação de dados utilizando um disco rígido húmido.
Como recuperar dados disco rígido danificado
Para iniciar o trabalho de recuperação de dados do disco rígido molhado, é necessário realizar diagnósticos de peças vitais, como cabeças e placas magnéticas. Posteriormente, com base nos resultados, a empresa de limpeza, reparação e finalmente a recuperação de dados procede à restauração dos dados.
A primeira recomendação para recuperar dados de um disco rígido danificado é não manipular o disco sem antes ter um diagnóstico. Assim, é aconselhável recorrer a um serviço de recuperação de dados do disco rígido.
Neste caso particular, os técnicos de laboratório especializados foram encarregues de realizar uma limpeza profunda das placas e uma troca adequada das cabeças. Assim, consegue a estabilização do dispositivo e a recuperação imediata dos dados. O sucesso da recuperação foi de 98% e em menos de 3 dias o cliente conseguiu continuar com o seu trabalho.
TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO: Tipos de discos rígidos atualmente disponíveis
Um disco rígido danificado pode ser recuperado?
Mas… existe alguma esperança de recuperar um disco danificado com a sua informação? A água é um agente corrosivo; se tivermos consciência de que o disco rígido caiu na água do mar, as probabilidades de corrosão são muito maiores. Sem dúvida, nestes casos a possibilidade de recuperação diminui.
Os discos rígidos são compostos por muitas partes, todas elas extremamente sensíveis. Assim, se um disco rígido morrer, algumas das suas peças, por exemplo, podem causar danos significativos e levar à perda de dados.
Algumas das coisas que podem ser mais afetadas são: a superfície do disco (altamente sensível) e o eixo do disco, as cabeças de leitura. Além disso, ocorrem danos na escrita. Danos causados pelo braço ou atuador do motor eletromagnético. Isto também causa danos na ponte ligada aos circuitos de energia sensíveis à humidade. Da mesma forma, outros elementos como o conector IDE e o conector de alimentação.
O que acontece se um disco rígido cair à água?
Os discos rígidos modernos estão protegidos contra a água e o ar, mas nem todos os discos possuem esta proteção.
No caso de um disco rígido ser movido acidentalmente, o melhor é secá-lo cuidadosamente por fora, não o manipular e aguardar a orientação de um especialista e solicitar o preço da recuperação dos dados. O objetivo é avaliar possíveis danos por meio de um diagnóstico de partes vitais.
Caso o disco rígido não esteja molhado, mas um telemóvel se parta durante o acidente, devemos procurar a solução sem considerar os sinais do ecrã partido. A OnRetrieval Group, empresa de recuperação de dados, publicou na sua página um post chamado “Como recuperar dados de um telemóvel avariado”, onde dá recomendações sobre como recuperar dados para estes casos.