Os ataques de ransomware aumentaram em 2021. É cada vez mais necessário usar Chaves para se defender contra ataques de ransomware . Segundo o Hiscox Cyber Readiness Report, “a Espanha é o país com maior probabilidade de sofrer um ciberataque com 53% de todas as empresas”. Por outro lado, afirma Pixabay, “58% dos atingidos por um ciberataque pagam o resgate, seja para recuperar dadosou para evitar a publicação de informações sensíveis ”. Recentemente, foram relembrados os ataques a SEPE, SNAKE, REvil, que realizaram sequestro de dados, infecção de dados hospitalares e roubo de dados privados de um escritório de advocacia. O mais negativo é que, segundo a fonte citada, “58% dos atingidos por um atentado desse tipo pagam o resgate”. Este pagamento é feito, “seja para recuperar dados ou para evitar a publicação de informações sensíveis”.
Chaves contra ataque de ransomware em PMEs:
As PMEs, em processo de desenvolvimento experimental e inicial, ainda não concluíram sua infraestrutura de segurança . É por isso que, desde o primeiro momento, as chaves contra o ataque de ransomware em PMEs são válidas . Seja devido à falta de recursos humanos ou financeiros ou a um atraso na aplicação de tecnologia, as PMEs são vulneráveis a ataques.
O ransomware se infiltra em dispositivos e baixa malware. Esse download é feito por e-mail com arquivos anexados, por download de software malicioso ou por truques para roubar senhas. Após o roubo da informação, e através de um sequestro, exige um pagamento da vítima, para que esta possa recuperar os dados ou impedir que sejam publicados.
Chaves para quando ocorre um ataque de ransomware:
Os especialistas em segurança cibernética e a fonte citada mencionam uma série de chaves para quando ocorre um ataque de ransomware. Eles são mencionados de forma resumida a seguir:
- Desconecte a rede para evitar o avanço de malware,
- Localize a falha e avalie o status da infecção e desligue melhor o dispositivo,
- Notificar autoridades como o CERT, a fim de alertar e prevenir outros,
- A falta de pagamento do resgate para evitar a propagação de atos ilegais,
- Obtenha aconselhamento de agências estaduais e empresas especializadas em Recuperação de Dados , Segurança Cibernética e Perícia Informática .
Recuperação de dados de ransomware:
A melhor defesa para a recuperação de dados é agir antes que o ataque ocorra. Os especialistas em recuperação de dados devido ao ransomware recomendam atualizações de antivírus e do sistema operacional, backups regulares e limitações seletivas no acesso a arquivos. Recomenda-se realizar diagnósticos e monitoramento para detectar vulnerabilidades e corrigi-las antes que ocorra o ataque. As PMEs no seu desenvolvimento podem obter ajuda de empresas especializadas em Segurança Cibernética, Forense Informática e Recuperação de Dados . Eles também podem obter conselhos dos guias, conselhos e recomendações de organizações como o CERT.
Na Espanha, Portugal e França, existem consultores- chave muito bons para se defender contra ataques de ransomware . Entre eles, destaca-se a empresa OnRetrieval , que realiza diagnósticos iniciais para detectar vulnerabilidades. Essa empresa, então, recomenda ações para corrigir os bugs e projeta planos de desastres a serem aplicados no caso de ataques de ransomware. Caso o ataque seja concluído, OnRetrieval , pode recuperar dados em 96% dos casos atribuídos a ele.
Baseado em parte na fonte 20 Bits Noticias .