Física/Mecânica

Home > Recuperação de dados > Tipos de Avarias > Física/Mecânica

Averias mecânicas

Apresentam-se a seguir as diferentes avarias físicas que ocorrem num disco rígido:

  • Cabeças: Falha na parte encarregada da leitura e escrita de dados. Na falha das cabeças podem também estar envolvidos os braços e a bobina.
  • Motor: Este é um motor que move a estrutura que contém as cabeças lidas entre o centro e o bordo exterior dos discos. O motor é composto por bobinas, rolamentos e veios. O desgaste de uma destas partes do motor causaria uma falha desta parte do disco rígido.
  • Electrónica: Problemas nos circuitos electrónicos, placas e controladores dos meios de comunicação que suportam a alimentação de energia que alimenta o dispositivo.
  • Descompensação térmica: Afecta qualquer componente do dispositivo, modificando o seu estado físico devido a uma flutuação muito importante da temperatura interna do disco rígido ou dispositivo.
  • Headcrash: As cabeças não tocam no disco quando este está a rodar a toda a velocidade; em vez disso, flutuam sobre uma camada de ar extremamente fina (10 milionésimos de polegada). Isto reduz o desgaste na superfície do disco durante o funcionamento normal; qualquer poeira ou impurezas no ar podem danificar suavemente as cabeças ou os meios. O esmagamento da cabeça significa que as cabeças aterram na superfície do disco rígido riscando as placas magnéticas e tornando virtualmente impossível a leitura dos dados.
Open chat
Necessitas ajuda?