Como recuperar dados de discos SSD

Home > Como recuperar dados de discos SSD

Desde que as unidades de estado sólido (SSD) apareceram pela primeira vez, têm sido elogiadas pela sua velocidade e fiabilidade, e de facto são. No entanto, como acontece com qualquer componente eletrônico, podem falhar.

 Mas será que é possível recuperar dados de SSDs? Na OnRetrieval temos uma equipa certificada e as ferramentas profissionais adequadas para recuperar dados de discos SSD com total garantia, no menor tempo possível e ao melhor preço.

Desde que as unidades de estado sólido (SSD) apareceram pela primeira vez, têm sido elogiadas pela sua velocidade e fiabilidade, e de facto são. No entanto, como acontece com qualquer componente eletrônico, podem falhar.

 Mas será que é possível recuperar dados de SSDs? Na OnRetrieval temos uma equipa certificada e as ferramentas profissionais adequadas para recuperar dados de discos SSD com total garantia, no menor tempo possível e ao melhor preço.

O que são SSDs?

O SSD tornou-se gradualmente um elemento indispensável numa boa configuração de computador, tanto em computadores portáteis como em computadores de secretária. O acrónimo SSD significa Solid State Disk (disco de estado sólido), referindo-se a dispositivos que não têm um único movimento mecânico no seu interior. 

Os SSD armazenam dados de forma permanente num circuito integrado, normalmente através de memória flash. A memória flash dentro de um SSD significa que os dados são escritos, transferidos e apagados electronicamente e silenciosamente.

Vantagens das SSDs em relação aos discos rígidos

Um SSD é um suporte de armazenamento que, ao contrário dos discos rígidos, utiliza memória não volátil (Flash) para guardar e aceder aos dados. Por outras palavras: não tem peças mecânicas, o que faz uma enorme diferença. As suas vantagens em relação a um disco rígido tradicional incluem o seguinte:

Durabilidade e fiabilidade: O calor é uma das principais causas de falha do disco rígido devido ao movimento contínuo dos discos rígidos. Como uma SSD não contém estas peças móveis, pode manter uma temperatura mais baixa e proporcionar um desempenho muito melhor.

Velocidade: O tempo de arranque da SSD é muito mais curto, a transferência de dados é mais imediata e a largura de banda é maior. Esta maior velocidade significa que a SSD pode executar programas que acedem a grandes volumes de dados, como os sistemas operativos.  Além disso, os SSD têm a capacidade de aceder directamente aos dados (10 vezes mais do que os discos rígidos tradicionais, graças à sua configuração RAID).

Resistência ao movimento e ao impacto: como não existem componentes como cabeças, pratos e eixos de motor, qualquer impacto ou movimento brusco não afeta o funcionamento do dispositivo. É muito mais resistente a quedas, solavancos, choques e ao desgaste quotidiano. 

Consumo de energia suficiente: os SSD requerem menos electricidade do que um disco rígido tradicional. Isto resulta numa duração da bateria muito mais longa e torna-as ideais para computadores portáteis.

Menos peso: O design compacto das SSDs torna-as perfeitas para computadores portáteis, tablets e outros dispositivos eletrônicos pequenos.

Sem ruído: Devido à ausência de peças móveis, as SSD são infinitamente mais silenciosas do que os discos rígidos, cujo ruído e vibrações podem ser irritantes. Como não têm peças mecânicas, evita-se a fricção e não há sons incômodos. 

Sinais de falha do SSD

É verdade que os SSDs estão a tornar-se mais fiáveis, garantindo que funcionam com a capacidade total durante mais tempo, mas isso não significa que nunca irão falhar. Aqui estão alguns dos sinais que devem ser observados como indicação de problemas na SSD.

  • Os ficheiros não podem ser lidos ou escritos: Quando não conseguimos aceder aos dados que guardamos no SSD e não conseguimos guardar mais dados, é um sinal claro de que algo está errado. Isto deve-se normalmente à acumulação de blocos defeituosos no SSD. 
  • Mensagem de reparação do sistema de ficheiros: Quando o computador arranca, pode aparecer uma mensagem a indicar que ocorreu um erro e que é necessário reparar o sistema de ficheiros do computador. Este tipo de falha ocorre normalmente quando o computador não é desligado corretamente, mas também é possível que se deva a blocos defeituosos no SSD.
  • Ecrã azul ao ligar o computador: o aparecimento de um ecrã azul a informar de um problema ao ligar o computador é outro possível sinal de que o SSD está a falhar.

OnRetrieval, especialistas em recuperar dados de discos SSD

A recuperação de dados SSD é um pedido muito comum dos nossos clientes. Devido às suas muitas vantagens, muitas pessoas usam este tipo de disco, e é por isso que a OnRetrieval oferece a possibilidade de recuperar dados de discos ssd com qualquer problema que possa surgir.

Como especialistas em recuperação de dados, na OnRetrieval não só lhe oferecemos a possibilidade de recuperar dados de discos rígidos ou outros dispositivos, como também somos especialistas em recuperar dados de discos SSD danificado, e temos o equipamento e todos os meios necessários para poder recuperar ficheiros apagados de um SSD com total garantia.

Oferecemos-lhe a oportunidade de recuperar qualquer tipo de informação que possa ter sido perdida. Em suma, garantimos total segurança e confidencialidade, cumprindo as normas exigidas para um tratamento completo e uma actuação correcta nos problemas mais complexos de perda de dados.

Precisa de recuperar dados de unidades SSD? Não hesite em contactar-nos para um diagnóstico gratuito. Oferecemos aos nossos clientes absoluta confidencialidade, total privacidade, legalidade, prudência, proteção e garantia da informação que recuperamos. 

Envie-nos uma mensagem e um dos nossos consultores certificados e especializados entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível, obrigado por confiar nos nossos serviços!

Necessitas ajuda?