Recuperar CD’s -DVD’s

Home > Recuperação de dados > Dispositivos > Recuperar CD’s -DVD’s

Recuperação de dados de CD’s e DVD’s

O termo CD refere-se a Compact Disc, e outras abreviaturas relacionadas são as seguintes: CD-ROM, CD-R e CD-RW. Um Compact Disc poderá armazenar cerca de 650 Mb de informação, e por isso na OnRetrieval somos especializados na recuperação de dados a partir de CD’s e DVD’s.

O CD-R virgem ou disco gravável é feito de diferentes materiais para que o laser na unidade de gravação os marque e eles possam conter a quantidade mínima de informação: A parte. O importante é que, embora tanto um CD original como um CD-R possam ser fisicamente diferentes, no final são exactamente os mesmos para o leitor de CD-ROM: dados.

Dados que podem ser perdidos, e nesse caso, podemos recuperar dados de CDs que tenham sido perdidos por qualquer razão. Além disso, também podemos recuperar dados de DVDs com uma garantia total.

Recuperamos dados de todo tipo de CD e DVD

Um disco CD-RW (RE-WRITABLE) é um disco regravável no qual se pode gravar e reescrever várias vezes. A capacidade padrão é de 650, 700 MB. O processo de escrita de dados para este suporte é o revestimento de mudança de fase que também é utilizado em DVD+/-RW. Claro que podemos recuperar dados de CDs regraváveis, já que um CD não é mais do que uma faixa em espiral, do centro do CD para o seu exterior, que tem uma longitude maior de 30 quilómetros.

E nessa pista, os dados têm de estar totalmente “alinhados”. Mesmo os chamados discos “em branco” já têm essa faixa pré-formatada na fábrica, para evitar ter de recuperar informações de um CD. As cabeças dos leitores e gravadores, a única coisa que fazem é seguir essa pista (ou tentar segui-la) e ler ou escrever dados.

Quanto menos defeitos tiver esta faixa, menos irá calibrar a cabeça leitoroa ou gravadora, e menos hipóteses haverá de ter de recuperar dados de um CD danificado. Esta vai perfeitamente ou quase perfeita, através do seu “canal” ou vai “tremer” para caber numa pista sinuosa.

A própria electrónica da unidade é responsável por corrigir a trajectória da cabeça quando encontra a pista desalinhada. Quanto pior for o CD, mais correcções devem ser feitas e por isso, ler ou escrever um CD de baixa qualidade é um esforço mecânico para a unidade leitora/gravadora que pode ser muito importante.

Outro erro conhecido por todos e que gere mal um CD, é o sobreaquecimento da gravadora, que pode ser causado precisamente pelo acima exposto: uma sobrecarga mecânica por CDs de baixa qualidade ou com problemas de leitura. Ante esta situação, deveriamos recuperar dados de um CD Ilegível.

E o funcionamento de um DVD é muito semelhante, por isso estamos especializados em recuperar ficheiros apagados de um DVD, bem como na recuperação de dados de um DVD riscado.

Open chat
Necessitas ajuda?