Recuperação de discos rígidos

discoduroUm dispositivo ou disco rígido de armazenamento é um suporte magnético que se utiliza para armazenar dados de um computador de forma permanente ou temporária.

O disco rígido é o elemento mais comum de armazenamento desde o tempo do 286. Há pouco tempo, os utilizadores de computadores ficavam surpreendidos com os seus discos de 1 GB, que ofereciam níveis impensáveis de armazenamento que eram bastante caros. Hoje, pelo contrário, é possível conseguir o mesmo espaço num cartão de um telemóvel. E as máquinas de hoje incluem unidades que podem alcançar terabites de espaço de armazenamento (mil biliões de bites, ou seja, mil gigabites).

Existe um pormenor nos discos rígidos que muito provavelmente nunca mudará. Contrariamente aos outros componentes do computador que obedecem aos comandos do software, o disco rígido faz barulho enquanto trabalha. Este ruído é um aviso de que é um dos poucos componentes do computador com um caráter mecânico e eletrónico ao mesmo tempo.

Um disco rígido é composto por vários pratos, quer dizer, vários discos de material magnético montados sobre um eixo central, sobre o qual se movem. Para ler e escrever dados nestes pratos, utilizam-se as cabeças de leitura e escrita que, através de um processo eletromagnético, codificam ou descodificam a informação que têm de ler ou escrever. A cabeça de leitura e escrita de um disco rígido está muito próxima da superfície para que flutue sobre uma camada de ar extremamente fina (10 milésimos de polegada), sobre o espaço de ar formado pelo seu próprio movimento. Por este motivo, estão hermeticamente fechados, uma vez que qualquer partícula de pó pode danificá-los.

Tipos de avarias

Estas são as avarias mais comuns:

Cabeças: altavoz
Avaria na peça responsável pela leitura e escrita de dados. Também poderão estar implicados os braços e a bobine.

Motor: altavoz
É um motor que move a estrutura que contém as cabeças de leitura entre o centro e o rebordo externo dos discos. O motor é composto por bobines, rolamentos e eixos. O desgaste de uma das partes do motor iria produzir uma avaria nesta peça do disco rígido.

Electrónica:
Problemas nos circuitos eletrónicos, placas e controladores do suporte que suportam o fornecimento elétrico que alimenta o dispositivo.

Descompensação térmica:
Afeta qualquer componente do dispositivo, modificando o seu estado físico devido a uma flutuação muito importante da temperatura interna do disco rígido ou dispositivo.

Headcrash: altavoz
As cabeças não tocam no disco quando este está a girar a toda a velocidade. Pelo contrário, flutuam sobre uma camada de ar extremamente fina (10 milésimos de polegada). Isto reduz o desgaste da superfície do disco durante o funcionamento normal, pois qualquer pedaço de pó ou impureza no ar pode danificar suavemente as cabeças ou o centro. Headcrash significa que as cabeças tocam na superfície do disco rígido e arranham os pratos magnéticos, dificultando ou mesmo impossibilitando a leitura de dados.

 

Todos os discos são diagnosticados utilizando as tecnologias mais recentes em recuperação de dados, como câmaras limpas ISO 7, cabines de fluxo laminar ISO 5 (classe 100), ISO 4 (classe 10).