Computação Forense / Informatica Forense

forensic

Os delitos informáticos têm aumentado progressivamente à medida que as novas tecnologias são adotadas como ferramentas de trabalho e a informação digital já predomina nas empresas como no quotidiano de qualquer pessoa.

A digitalização da informação possibilitou vantagens importantes, mas também criou um novo tipo de infrações ilegalidades na gestão e manipulação de dados.

Já é possível investigar a perda de dados por problemas técnicos, erro humano ou intenção premeditada que provoque danos ou prejuízos económicos, estratégicos e inclusivamente morais.

A OnRetrieval presta um serviço de investigação de delitos informáticos, denominado no setor como “Forense” ou investigação de dados forense.

Um serviço que consiste em investigar minuciosamente o dispositivo magnético (disco rígido, sistema RAID, unidade USB, cópias de segurança, memórias digitais, telemóveis, smartphone, CD, DVD e muitos outros) permitindo demonstrar perante as autoridades ou organismos legais, provas periciais para defesa da vítima.


Burlas e fraude económica

A brigada de Investigação Tecnológica da Polícia Nacional confirmou que, ainda que não existam números oficiais das quantias envolvidas, mas que 70% das vítimas perderam milhões de euros em burlas.

Delitos e crimes

Por outro lado, além de delitos por fraude e burla económica, a resolução de casos considerados crimes, acidentes suspeitos ou homicídios foram esclarecidos graças à perícia da investigação forense.

Casos como o assassinato dos irmãos Bretón ou de Asumpta Basterra, acidentes como o Yak 42 na Turquia ou o recente acidente do comboio na Galiza aproveitaram este serviço para detetar as causas, os responsáveis aplicar as devidas sanções com justiça e provas suficientes.

Fraudes de informação e manipulação de dados

Da mesma forma, a simples digitalização da informação possibilitou vantagens importantes, mas também criou um novo tipo de infrações ilegalidades na gestão e manipulação de dados.

Cada vez mais, as empresas, as instituições solicitam serviços de investigação a clientes, fornecedores e até a funcionários por suspeitas de manipulação intencional de dados com finalidade fraudulenta.

Estes especialistas informáticos não só lidam com casos laborais e de denúncias simples, como também com situações graves de índole fiscal ou judicial.

Em Espanha, a OnRetrieval é uma empresa líder na recuperação de dados, como uma referencia na elaboração de pareceres judiciais em peritagem informática.

A OnRetrieval presta um serviço de investigação de delitos informáticos, denominado no sector como “Forensic” ou investigação de dados forense. Além disso, inclui laboratórios e observatórios que constituem referências mundiais a nível de segurança informática.

Os nossos peritos judiciais trabalham com as ferramentas adequadas a cada caso e aplicam práticas corretas rigorosas, mantendo a custódia de provas digitais e processos que permitem ter provas íntegras a todo o momento. Através de ferramentas profissionais, conseguem efetuar a clonagem forense tendo em conta as funções: “Hash” e famílias SHA1, SHA2 e SHA3. (Secure Hash Algorithm)